dimarts, 4 de setembre de 2012

Diada de Catalunya a Lisboa



  Provarem d'alçar en la sorra
el palau perillós dels nostres somnis
i aprendrem aquesta lliçó humil
al llarg de tot el temps del cansament,
car sols així som lliures de combatre
per l'última victòria damunt l'esglai.
Escolta, Sepharad: els homes no poden ser
si no són lliures.
Que sàpiga Sepharad que no podrem mai ser
si no som lliures.
I cridi la veu de tot el poble: "Amén."
(...)

 

Diada Nacional da Catalunha em Lisboa


PROGRAMA
16h30. MESA REDONDA-DEBATE: O que comemoram os catalães a 11 de Setembro? E no resto do mundo?
Nesta tertúlia serão apresentados os factos históricos de 1714 na Catalunha, 1973 no Chile, 2001 nos Estados Unidos; e culturais como o Ano Novo na Etiopia e outras curiosidades. Debate conduzido pelo historiador e escritor: Sebastià Bennasar.
17h40. RECITAL DE POESIA CATALÃ:
Recital de poesia a cargo dos membros da associação e com o convite especial de Joanaina Font, a ganhadora do I Prémio de Poesia Salvador Iborra. Serão declamados poemas desta autora e de outros poetas catalães. Os versos, em versão catalã e portuguesa, serão acompanhados com música de acordeão e contrabaixo.
18h40. CONCERTO DE FOLK ALTERNATIVO COM  “LES FILOMENES”. Com as integrantes do grupo Milena Ràfols, Cèlia Vendrell, Carme Plana e Laia Riera vamos vibrar ao som do contrabaixo, acordeão e pandeireta, juntamente com vozes e sapateado.
Encontrar uma etiqueta para definir o género deste espetáculo, é difícil. No tempo das suas avós, talvez se tivesse classificado como Porno Folk, mas, nesta época de liberdades – e libertinagem? – em que vivemos, dizem, orgulhosamente, que fazem Folk de Peito-e-Coxa… à rasquinha. E, para os amantes das etiquetas curtas: o género é, claramente, feminino.
Cantam canções tradicionais, e não tão tradicionais, algumas reivindicativas e outras aparentemente inocentes... Este espetáculo, de certeza que vai ser Filomenal!
Para mais informações, consultar:
20h00. JANTAR CATALÃO: os membros do Café Tati ofereceram comes à base de pratos típicos da cozinha catalã como a escalivada (pimentos e beringelas assados no lume), a coca de recapte, o pa amb tomàquet i fuet, a truita, esqueixada de bacallà, entre outras coisas. Prévia inscrição até 5 de Setembro em catalunyapresenta@gmail.com. Preço geral: 13 €. Preço Sócio: 10 €.

Cap comentari: