dimarts, 27 de juliol del 2010

Maria Emilia


Maria Emília sempre esteve em comunhão com o Fado. No seu baptizado estiveram presentes vários fadistas, entre eles: Mário Rocha, Adélia Pedrosa, Maria de Lourdes, Glória de Lourdes, Terezinha Alves e ainda os guitarristas: António Gomes, Humberto Fernandes, Eugênio Peres e, os violas José Carlos e Carlão.

Já ouvia o Fado no ventre da mãe. Ainda com tenra idade, partiu para o Minho onde sempre acompanhava o pai, para ouvir e cantar o Fado na Taberna do Ganso e outros sítios mais.
Retornou ao Brasil e cantou no Alfama dos Marinheiros onde recebeu o Batismo do Fado dos Padrinhos: O cantor Sebastião Manuel, Gerônimo Augusto Gomes e Nilde.

Participou do programa da Eliana Martins, cantou no Cais do Porto e outros mais.
Não resistindo a saudade da Pátria de sua nacionalidade, retornou a Portugal e iniciou a sua carreira de Fadista nas casas: Restaurante Típico Tipóia, Restaurante Já Disse, Adega Machado, o Forcado entre outras. Actualmente actua na Casa de Fado Caldo Verde, sito a Travessa do Poço da Cidade nº 40, Bairro Alto em Lisboa.

(Informação tirada do Portal do Fado)





Na boca de toda a gente
Tiago Torres da Silva / Daniel Gouveia

Se eu te disser ao ouvido
Que o fado me tem pedido
Para ninguém o cantar;
Por favor, guarda segredo
Porque o fado está com medo
Que alguém o queira matar

Anda tão envergonhado
Que diz que já nem é fado / Nem julga que o fado exista
Porque quem sente vaidade
Em dar abrigo á saudade / Já não pode ser fadista

E depois o fado diz
Que não pode ser feliz / Na boca de toda a gente
E que talvez a meu lado
Possa voltar a ser fado / Como era antigamente

É por isso que eu lhe digo
Que quando lhe dou abrigo / Sinto o peito tão cansado
E um dia, talvez consiga
Que ao chorar o fado diga / Que quer voltar a ser fado.

(letra tirada do blog fadosdofado)

4 comentaris:

Américo ha dit...

Bonito teres feito este post com a Maria Emília, na semana que passou, editei um vídeo com ela, num fado velhinho do saudoso Júlio de Sousa. Maria Emília é fadista de primeira, voz excelentemente colocada e expressiva. Gosto muito dela. Um abraço Jaume. Américo

Ti Maria Benta ha dit...

Gostei de ter ido ouvi-la ao Caldo Verde.

jaume ha dit...

Amigo Américo, já tenho tempo que queria apresentar neste cantinho a Maria Emília, grande voz e jeito no Fado e que tem a amabilidade de seguir este blog.
Não foi até agora que vi o teu vídeo dela que com a tua licença vou trazer aqui, pois a verdade este fado Menor era um dos candidatos para falar dela, mas afinal o poema Na boca de toda a gente calou nesse momento um pouco mais no meu coração.
Obrigado por tudo meu amigo e até breve. Mil abraços
jaume

jaume ha dit...

Obrigado pela sua visita e as suas palavras Ti Maria Benta. Desde tão longe já sinto a vontade de passar pelo Caldo Verde.
Um beijinho desde Barcelona.
jaume