Jove fadista que forma part de l'elenc de Fado Maior, la casa de fados de D. Julieta Estrela, i a qui ja hem escoltat dues vegades e directe. L'any passat ja volíem parlar d'ell però malhauradament no dispossàvem de cap gravació seva. Aquest any hem resolt aquest assumpte i tenim el seu CD Nosso Fado, que hem de dir que ens ha agradat força.
En Bruno té una molt bona dicció i divideix molt bé els versos, els dóna la claredat i la força que demana el poema. Segurament el Dr. Castro hi té molt a veure en això.
Escoltem
O fado de ser fadista
ll. i m. Artur Ribeiro
En Bruno té una molt bona dicció i divideix molt bé els versos, els dóna la claredat i la força que demana el poema. Segurament el Dr. Castro hi té molt a veure en això.
Escoltem
O fado de ser fadista
ll. i m. Artur Ribeiro
Fado é destino marcado
Fado é perdão ou castigo
A própria vida é um Fado
Que o coração traz consigo
Seja canção fatalista
Ou prece de quem sofreu
O Fado de ser fadista
É sina que Deus me deu.
Fado é ternura
Fado é dor, Fado é tristeza
Fado é como que uma reza
De quem sofre ou é feliz
Fado é loucura
É saudade
É incerteza
E é bem a mais portuguesa
Das canções do meu país.
Fado é tudo o que acontece
Quando se ri ou se chora
Quando se lembra ou se esqueceQuando se odeia ou se adora
É ter um jeito de artista
Para moldar ao fado a voz
O fado de ser fadista
A morar dentro de nós
Fado é ternura
Fado é dor
Riso e tristeza
Fado é como que uma reza
de quem sofre ou é feliz
Fado é loucura
É saudade
É incerteza
E é bem a mais portuguesa
Das canções do meu país.
4 comentaris:
De facto o fado não é bem para estrangeiros, dizer que Bruno Igrejas tem boa dicção... E quem será o Dr. Castro?
Fernando Cruz
Meu caro Fernando, leio com admiração o seu comentário e fico pensando no significado da palavra estrangeiro.Será que uma linha imaginária num mapa vai-nos dizer quem percebe qualquer coisa ou não? Eu só sou um apaixonado pelo Fado e gostei de divulgá-lo pelo meu pais, e com certeza as minhas opiniões mudam enquanto ouço mais fado e falo com aqueles que sabem, como por exemplo o Dr. Castro com quem o meu amigo pode falar no Restaurante Fado Maior em Alfama.
Obrigado pelo coment. que me permeteu escrever na língua de Camoens e que estou a estudar há pouco tempo.
Saudações fadistas desde Barcelona
jaume
Amigo Jaume ficamos gratos por a sua explicação de estrangeiro, até porque há muitos portugueses que sabem por demais de fado, porque será?porque são anónimos, os outros há sempre alguém que os considere, porque dão a cara, dão o nome não se escondem por detrás de nomes que ninguém conhece porque não teem coragem de assinar com o seu, será alguma individualidade tão marcante que todas as pessoas conhecem, ou só os seus seguidores? o cão ladra mas a caravana passa.
Meu amigo desculpe este desabafo, não é porque ligue ás pessoas que fazem estes comentários não lhes ligamos importância porque eles não fazem pelo Fado o que a pessoa que não conhecem fez durante muitos anos sem nada ganhar, pelo contrário, mas de certeza a pessoa que faz esses comentários, que por acaso são tão espertos que deixam o rabo de fora deve viver a custa do Fado e com a agravante que se calhar nada canta Um abraço para Barcelona FADISTA DE CORAÇÃO.
Querida Julieta, ja tinha esquecido esse coment do senhor Fernando Cruz do qual nada gostei, e tentei, no meu modesto português, explicar o meu ponto de vista. Só queria que soubesse que levo o Fado no coração embora seja, como ele diz, "estrangeiro"
Ja tive ocasião de descobrir que há bastante português que nem gosta do fado, nem dos que gostamos dele,mas o que não entendo é que coisa estão a fazer visitando os sites onde o fado està... Talvez minha amiga tem ideia de quem é o tal F. Cruz.
Bom minha amiga, o seu desabafo serviu para eu tomar conta que no post do amigo Bruno não podiamos escutar a música por ter fechado o servidor. Portanto coloquei esta música no youtube para consertar o problema.
Ja passei pelo largo i vi a nova casa de fados.... fiquei triste, na verdade, mas acredite que levo e vou levar sempre no meu coração fadista o Fado Maior e todos os que me deram como presente o seu fado. Muito obrigado e um grande abraço deste seu amigo de Barcelona.
Publica un comentari a l'entrada