dilluns, 31 de gener de 2011

Marco Rodrigues


Un fadista que he conegut recentment, gràcies a l'amic Aldo (Casadofado a Youtube) d'aquells que no et deixen indiferent.
Natural d'Amarante, municipi del districte de Porto, aquest extraodinari fadista guanya el 2009 la "Grande Noite de Fado".
Té un estil molt personal que de seguida t'embolcalla. A mi em va atrapar amb un poema de l'Elsa Laboreiro que ara escoltarem cantat amb aquest seu estil tan propi. Felicitem també a l'autora de qui ja vam parlar en un post aqui al nostre cantinho.
A la seva pàgina de Myspace podeu escoltar més coses d'en Marco Rodrigues, que a més s'acompanya amb la viola de fado.


Ausência - m.-Elsa Laboreiro
m.- Francisco Viana *fado Vianinha*

Ponho o mar no pensamento
Meus olhos no olhar teu
E recordo no momento
Esse amor que já foi meu

Navego na tua imagem
sobre vagas de ternura
e a distância da miragem
Faz a noite mais escura

Naufragam recordações
Rumo á margem da tristeza
Que os nosso dois corações
Foram alma, vida acesa


E morro na solidão
Que é tu não estares a meu lado
Procuro consolação
Neste canto, neste fado.
Agraïm a l'amic Aldo i al propi Marco l'ajuda per la transcripció del poema.

......I ara un vídeo promocional del seu darrer treball "Tantas Lisboas" des del Miradouro do Torel, na colina De São José, al peu del Castell de São Jorge, acompanyat pel guitarrista Luís Guerreiro................

6 comentaris:

Cláudia Tulimoschi ha dit...

Olá amigo, saudades.
Amo Marco Rodrigues. Para mim é o que há de melhor no fado em Portugal nos últimos tempos. Canta com alma.
Parabéns pelo blog!
Beijos meus e de mamy

jaume ha dit...

Olá Cláudia, saudades também para si!
A minha amiga anda muito atarefada com tantas coisas na Net (como eu) mas nunca esquecemos os amigos embora sejam virtuais ainda. Marco canta muito bem, está a encontrar o seu caminho, o seu estilo e o mais importante canta com a "alma"
O meu obrigado e um beijinho para a família toda, com os melhores desejos de boa saúde para todos
jaume

Chela ha dit...

Marco Rodrigues es todo un descubrimiento para mi.

Dos fados muy distintos los que incorporas en este post pero en ambos asombra la calidad de este fadista. Encuentro que tiene capacidad de varios registros. Me gusta muchisimo.

Gracias por ofrecernos ese regalo.

Un abrazo.

Américo ha dit...

Coincidência das buenas, no sábado passado editei o meu primeiro vídeo do Marco Rodrigues e até o coloquei no meu Bolg. Hoje recebo tua mensagem com esta postagem. Jaume, tenho um amigo do Fado, que quando ouviu o Marco Rodrigues disse para mim: O Ricardo Ribeiro, já não está sozinho" Eu também gosto muito da sua forma e expressão como canta, vê-se que é natural e é um tio fenomenal de simplicidade. Um abraço. Américo

jaume ha dit...

Olá Chela, confirmo con vuestros coments que este fadista no deja indiferente a nadie. A mi me gustó desde el primer fado que le oi cantar, y lo que dije, solo, y en voz alta fué: tenemos fadista!.
Um beijinho ... e obrigado pelas tuas visitas a este cantinho.
jaume

jaume ha dit...

Caro Américo já passei pelo Kalunga e vi o teu lindo trabalho (mais uma vez) e foi com certeza coincidência postar o Marco a quem conheci por vontade do Aldo do casadofado no Yotube. Tem razão o teu amigo, é o que é: O Marco vai ser outro Sr. Fado, ou já é!
E o Fado nestes momentos está no topo com muitos e bons fadistas. Acho que estamos noutra Primavera do Fado. Temos de nos dar os parabéns.
Um grande abraço
jaume