dimecres, 16 de novembre de 2011

Em Barcelona também há Fado

Fernanda Moreira

Em Barcelona também há Fado

Fernanda Moreira
A fadista Fernanda Moreira, esteve em Barcelona para nos cantar o seu Fado. Muito bem acompanhada por António Marramaque, na guitarra portuguesa, e por António Reis, na viola de fado, encheram com sua voz e com os seus acordes quatro maravilhosas e inesquecíveis noites de fado no Restaurante Lisboa da rua de Comte Borrell.
Voltou o Fado a este recanto português da nossa cidade. Valeu a pena esperar todo este tempo para, finalmente, ouvir a voz desta fadista portuense que, mesmo nas primeiras palavras do primeiro fado que cantou, já deixou o público encantado e bem disposto.
Perguntaste-me outro dia se eu sabia o que era o fado Estes simples versos bastaram para os fadistas receberem toda a atenção do público assistente.
No Fado de Fernanda Moreira há, desde a primeira nota, toda uma declaração de intenções. O Fado acontece desde o início, ele começa no cimo, no mais alto, Fernanda faz aquilo que o fado nos pede, isto é senti-lo, transmiti-lo. Essa é a sua vocação e o seu feitio, e foi a isso que se entregou durante as quatro noites que cantou no lindo recanto português da nossa cidade
Temas como Lágrima, Meu Portugal meu amor, Primavera, Nossa Senhora do Fado,ou Não gosto de ti, entre outros, misturando o fado tradicional com o chamado fado-musicado, e as músicas mais alegres com aquelas que precisam de mais interioridade, foram o cartão de visita da fadista nessas quatro noites de convívio fadista.
Os músicos, para além de acompanharem os fados, também cantaram. António Marramaque deliciou-nos com a música coimbrana, com O meu desejo, e António Reis cantou o Bairro Alto, criação do admirado Nuno de Aguiar, completando assim umas noites inesquecíveis.
O Fado é sentimento, são histórias contadas e cantadas, é, talvez, uma forma de viver e é por isso mesmo que o fado é proximidade, partilha… E foram tudo isso essas noites no Restaurante Lisboa. Fado, bom jantar português, bom vinho e boa companhia. Não podíamos pedir nada mais.
O nosso agradecimento muito especial aos músicos, à fadista, mas também aos donos do Restaurante Lisboa, o José Luis e a Luísa, por terem feito realidade o sonho de ter fado ao vivo na nossa cidade.
Bem hajam!

Cá vos deixo com uma amostra dos fados que cantou... 

Fado Súplica

Eu preciso de te ouvir a voz

Vasco Lima Couto / Armando Machado *fado súplica*
Repertório de Beatriz da Conceição
Não me fales amor, dá-me prazer
Com amizade se o quiseres, mas só
E as palavras caíram sobre o corpo
Como sobre uma estátua, o vento e o pó

Não me peças amor, mas o que é isto
Que nome queres que eu dê á tua idade
Se a carícia que prende a tua mão
Rende e ultrapassa o tempo d’amizade

Se a tua primavera é meu estado
No caminho da esperança que te exprime
Eu terei a alegria duma hora
Cada vez que o teu corpo se aproxime

E não perguntes mais do que é preciso
Encontrar na distãncia que há em nós
Com amor ou sem ele pouco importa
O que eu preciso é de te ouvir a voz.

António Marramaque e António Reis
Ah, fadista!
Compenetração total
A fadista e eu
Com os colegas das aulas de português
Um brindis apenas para dizer "até logo..."

 Obrigado a todos os que me ajudarem na confecção deste post.

8 comentaris:

DM ha dit...

Obrigado por ter transmitido tudo isto Jaume. Gostei-o imensamente. DM

jaume ha dit...

Obrigado eu amigo David pela tua visita e os teus coments, é sempre um prazer saber que há alguém a receber aquilo que fazemos.
Um abraço de Barcelona!
jaume

Fernanda Moreira ha dit...

Muito obrigada Jaume pela amizade, o carinho, o cuidado, a simpatia com que me recebeu, assim como o amor demonstrado pelo fado e a cultura portuguesa.
Amei estar na vossa companhia e espero poder fazê-lo de novo brevemente.
Para todos os que me acolheram e respeitaram, para os proprietários do Restaurante Lisboa, belíssimo espaço onde se pode comer boa comida portuguesa, Sr. José e D. Luisa o meu bem-hajam. Ficam para sempre no meu coração.
Beijos saudosos para todos
Fernanda Moreira

Jose Luis Claro ha dit...

Embora atrazado aqui deixo um grande abraço, para o meu Amigo Jaume, por tudo o que tem feito pelo sucesso que felizmente temos vindo a conseguir nas nossas noites de fado, este ano a Fernanda Moreira o António Marramaque e o António Reis, trouxeram mais alguma coisa além do bom Fado, trouxeram tambem, calor humano e muito carinho, que os nossos amigos e clientes apreciaram muito, aplaudiram e por vezes até se comoveram, por tudo isto o nosso muit obrigado a todos. José Luis e Luisa

Fada das Letras ha dit...

Olá Jaume. Estou muito feliz de ver como gosta do fado e da cultura portuguesa. Tenho um programa de fado, na Radio Raizonline, que é uma rádio online, que pode ser escutada acessando o nosso site em: http.//www.raizonline.com/radio. É ás quintas feiras, das 22 ás 24 h na hora portuguesa. Falo do fado, da historia do fado e dos fadistas, dos fados e também declamo poesia de vários poetas. Se me quiser escutar adoraria. Muitos parabéns pelo belo blog e canla do youtube. Melhores cumprimentos desde Santarém-Portugal.

jaume ha dit...

Querida Fernanda, somos nós que ficamos agradecidos pela vossa presência em Barcelona e pelos belos momentos que nos têm oferecido. Esperamos voltarmos a encontrar bem cedinho. Um grande abraço!

jaume ha dit...

Cá estamos José para tudo o que for preciso para o bem do fado. Um Abraço -de aqui da Madeira!-

jaume ha dit...

Querida Fada das letras, é com muito prazer que recebi as suas palavras e a sua visita a este cantinho de fado. Vou escutar o se programa a próxima Quinta feira.
Muito obrigado. Mando um grande abraço.