dimecres, 13 de maig del 2009

Yolanda de Carvalho


Heus ací una dona que nascuda a Cartagena (Espanya) viu a Lisboa i canta Fado.
Quines coses passen! Potser el fado és això, el destí que cada ú té a la vida.
Hi vaig contactar per la xarxa, pel bloc, o bé per alguna d'aquestes pàgines d'amics virtuals, no me'n recordo, però el fet és que sense bellugar-te de casa coneixes gent, i aixó és extraodinari, i més si penses que han visitat el teu espai i els ha agradat prou com per posar-se en contacte amb tu.. Extraodinari, i li ho agraeixo a la Yolanda, persona d'una gran sensibilitat que té el plus que es es necesita per cantar fado, perque no s'oblida de donar sentit a allò que canta.

Del seu treball "De uma forma diferente" escoltem un poema del qual ella n'és l'autora i que canta amb música de fado Meia-Noite

Este amor vindo de longe



Ai desânimos e angustias
deixai de me atormentar
que o meu peito já não sabe
como esta dôr sufocar.

O silêncio e a distância
a que ele me condenou
provocam em mim a saudade
de um tempo em que me amou.

Brotam gritos da minha alma
misto de fúria e solidão
mas digam-me como se acalmam
os desejos da paixão.

Vem saciar minha boca
com teus lábios vem beijar
não é súplica de louca
mas sim de quem quer amar.

3 comentaris:

marilia ha dit...

hoje mesmo vi em outro blog agrande voz que e yolanda de carvalho , quando oiço yolanda cantar com aquele sentimento , aquela voz que nos envolve emociono-me e fico sem entender porque é que esta fadista não e conhecida a nivel mundial. E uma fadista completa sem duvidas. uma das mais belas vozes do fado de lisboa. gostei muito do seu blog.

jaume ha dit...

Olá Marilia, concordo com o que disse da nossa amiga Yolanda. Ela tem un sentimento e uma qualidade, talvez por ter vivido o que viveu que faz que o fado aconteça quando ela o canta.
Só espero voltar a Lisboa para ouvila bem perto.
beijinho desde Barcelona.
jaume

Unknown ha dit...

bom dia catalunha, e emotivo ver aqui o fado e representado por yolanda,neste caso que eu considero uma das mais bonitas vozes e uma presença muito forte. Es linda yolanda e nunca deixes de cantar como o fazes para nos deliciares a todos com o teu fado, esse fado que nos deixa arrepiados.que nos trespassa a alma. tinha de ser filho de peixe sabe nadar.Devo fazer aqui uma observação, a Yolanda tambem tem sangue portugues meu amigo, não tome a mal esta minha observação e os meus cumprimentos e felicitações por este seu trabalho