dimarts, 5 de gener del 2010

Bruno Igrejas


Jove fadista que forma part de l'elenc de Fado Maior, la casa de fados de D. Julieta Estrela, i a qui ja hem escoltat dues vegades e directe. L'any passat ja volíem parlar d'ell però malhauradament no dispossàvem de cap gravació seva. Aquest any hem resolt aquest assumpte i tenim el seu CD Nosso Fado, que hem de dir que ens ha agradat força.


En Bruno té una molt bona dicció i divideix molt bé els versos, els dóna la claredat i la força que demana el poema. Segurament el Dr. Castro hi té molt a veure en això.
Escoltem

O fado de ser fadista
ll. i m. Artur Ribeiro


Fado é destino marcado
Fado é perdão ou castigo
A própria vida é um Fado
Que o coração traz consigo
Seja canção fatalista
Ou prece de quem sofreu
O Fado de ser fadista
É sina que Deus me deu.

Fado é ternura
Fado é dor, Fado é tristeza

Fado é como que uma reza
De quem sofre ou é feliz
Fado é loucura
É saudade
É incerteza
E é bem a mais portuguesa
Das canções do meu país.

Fado é tudo o que acontece
Quando se ri ou se chora
Quando se lembra ou se esquece
Quando se odeia ou se adora
É ter um jeito de artista
Para moldar ao fado a voz
O fado de ser fadista
A morar dentro de nós

Fado é ternura
Fado é dor
Riso e tristeza

Fado é como que uma reza
de quem sofre ou é feliz
Fado é loucura
É saudade
É incerteza
E é bem a mais portuguesa
Das canções do meu país.

4 comentaris:

Anònim ha dit...

De facto o fado não é bem para estrangeiros, dizer que Bruno Igrejas tem boa dicção... E quem será o Dr. Castro?
Fernando Cruz

jaume ha dit...

Meu caro Fernando, leio com admiração o seu comentário e fico pensando no significado da palavra estrangeiro.Será que uma linha imaginária num mapa vai-nos dizer quem percebe qualquer coisa ou não? Eu só sou um apaixonado pelo Fado e gostei de divulgá-lo pelo meu pais, e com certeza as minhas opiniões mudam enquanto ouço mais fado e falo com aqueles que sabem, como por exemplo o Dr. Castro com quem o meu amigo pode falar no Restaurante Fado Maior em Alfama.
Obrigado pelo coment. que me permeteu escrever na língua de Camoens e que estou a estudar há pouco tempo.
Saudações fadistas desde Barcelona
jaume

Julieta Estrela ha dit...

Amigo Jaume ficamos gratos por a sua explicação de estrangeiro, até porque há muitos portugueses que sabem por demais de fado, porque será?porque são anónimos, os outros há sempre alguém que os considere, porque dão a cara, dão o nome não se escondem por detrás de nomes que ninguém conhece porque não teem coragem de assinar com o seu, será alguma individualidade tão marcante que todas as pessoas conhecem, ou só os seus seguidores? o cão ladra mas a caravana passa.

Meu amigo desculpe este desabafo, não é porque ligue ás pessoas que fazem estes comentários não lhes ligamos importância porque eles não fazem pelo Fado o que a pessoa que não conhecem fez durante muitos anos sem nada ganhar, pelo contrário, mas de certeza a pessoa que faz esses comentários, que por acaso são tão espertos que deixam o rabo de fora deve viver a custa do Fado e com a agravante que se calhar nada canta Um abraço para Barcelona FADISTA DE CORAÇÃO.

jaume ha dit...

Querida Julieta, ja tinha esquecido esse coment do senhor Fernando Cruz do qual nada gostei, e tentei, no meu modesto português, explicar o meu ponto de vista. Só queria que soubesse que levo o Fado no coração embora seja, como ele diz, "estrangeiro"
Ja tive ocasião de descobrir que há bastante português que nem gosta do fado, nem dos que gostamos dele,mas o que não entendo é que coisa estão a fazer visitando os sites onde o fado està... Talvez minha amiga tem ideia de quem é o tal F. Cruz.
Bom minha amiga, o seu desabafo serviu para eu tomar conta que no post do amigo Bruno não podiamos escutar a música por ter fechado o servidor. Portanto coloquei esta música no youtube para consertar o problema.
Ja passei pelo largo i vi a nova casa de fados.... fiquei triste, na verdade, mas acredite que levo e vou levar sempre no meu coração fadista o Fado Maior e todos os que me deram como presente o seu fado. Muito obrigado e um grande abraço deste seu amigo de Barcelona.