dilluns, 7 de novembre de 2011

Fernanda Moreira a Barcelona

La fadista Fernanda Moreira cantarà a Barcelona. Serà al restaurant Lisboa del carrer de Comte Borrell, 145, per l'empenta i el coratge dels propietaris d'aquest racó portuguès de la nostra ciutat.
Fernanda Moreira no és "alfacinha", diríem que és "tripeira" o sigui que és nascuda a Porto tal com ens diu en aquest apunt biogràfic de la seva pàgina oficial...

Sou como sou...

O fado...
Cresci ouvindo-o, cantando-o, sentindo-o.
Não nasci na Mouraria, nem em Alfama, nem em qualquer outro bairro típico de Lisboa.
Sou natural do Porto, esta linda cidade atravessada pelo belo rio Douro, de gente trabalhadora, amiga e hospitaleira, cuja fala, por vezes rude, vem acompanhada por um sorriso franco e uma vontade incontidade de auxiliar, sempre e mais.
Sou do Porto e canto o fado! No Porto também se canta o fado. E bem!
Canto-o á minha maneira! Com a alma, com a mistura de sentimento que o fado é!
Amor... sempre o amor. Canto o amor com ternura, com carinho, com tristeza, com raiva, com o sentimento que o poeta colocou nas palavras, que entra na alma de cada um de nós acompanhado pelas cordas inimitaveis da guitarra portuguesa e da sua amiga inseparáve,l a viola classica.
Canto males e bens da sociedade onde vivemos. Não pretendo chorar no ombro de ninguém, mas pedir, cantando, 2 ou 3 minutos de atenção, para o que nos rodeia, para uma tristeza ou alegria, para o simples cantar de um pássaro ou o desabrochar de uma flor.
Sou assim... canto assim...
Sou profissional de fado. Tenho orgulho em dizê-lo! Gosto do que faço e, se por acaso me esqueço, o público recorda-mo, através dos aplausos com que me recebe e com que aprova os temas que canto e a maneira de o fazer.
Sou Fernanda Moreira.
Tenho percorrido muitas cidades do nosso pais e levei, não tantas vezes quantas as que pretendo, por enquanto, o fado a alguns outros pontos do globo. Espanha, Alemanha e Rússia (que saudade...).
Dois trabalhos gravados em CD estão espalhados por Holanda, Japão, China, Brasil, Noruega, Inglaterra, America, Canadá, Mexico, França... A disposição geografica não está correcta, mas coloquei os países conforme me fui lembrando...
Moro em Vila Nova de Gaia.
Quero cantar cada vez mais, porque tenho a certeza do que valho e tenho também a consciencia de que o fado está presente no coração de todas as pessoas, portuguesas ou não.
É gratificante ouvir estrangeiros que me dizem não entenderem as palavras que canto, mas se emocionarem com o sentimento que consigo transmitir-lhes. É muito bom quando isso acontece porque penso que o sentimento não tem idioma... apenas se sente!



La fadista estarà acompanyada a la guitarra per António Marramaque, i a la viola de fado per António Reis.

3 comentaris:

Chela ha dit...

Suerte que podáis disfrutar de noches de fado en Barcelona, y de una voz tan estupenda como la de Fernanda Moreira.

Yo escuché por primera vez el fado, en directo, en Porto(hace más de 40 años) y también la última ve, hace un par de años, y no olvido las emociones que experimenté al dejarme envolver por la música y la voz de los interpretes. El fado está en el alma de los portugueses, solo hace falta tener buena voz y amar el fado para interpretarlo, asi el sentimiento se prende en el corazón del que lo escucha, como un regalo del que lo canta y el que lo toca, da igual que sea en Lisboa o en Porto.

Un fuerte abrazo y que disfrutes.

jaume ha dit...

Tenemos esa "suerte" de tener fados en Barcelona, si, pero tan pocas veces!!
Vamos a disfrutarlo y a esperar que como en otros lugares de España, tengamos en breve un festival regular para no perdernos las voces fantásticas que hoy tiene el Fado.
Obrigadinho pela visita e para ti um beijinho grande.
jaume

fernando ha dit...

Olá Jaume : Estaré mañana en el Lisboa pero me han dicho que tu irás el viernes.Lamento que no nos veamos en esta ocasión.
El DVD de Chari puedes dejárselo a José y ya pasaré a recogerlo.
Un abrazo.
Fernando.